quarta-feira, 22 de março de 2017

UMA ABORDAGEM SOBRE MODELOS DE SISTEMAS PLANETÁRIOS


BASEADO NO TEXTO “O INÍCIO DA REVOLUÇÃO CIENTÍFICA”

Por muito tempo a humanidade aceitou a ideia de que a Terra era fixa e que todos os corpos giravam em torno dela, inclusive a ideia de que as estrelas eram corpos fixos, ou seja não tinham movimento rotacional em torno de demais corpos, exceto da própria Terra. Séculos se passaram e no século II d.C. Ptolomeu defendeu a teoria de um sistema planetário geocêntrico. Vejamos estão um esboço sistema geocêntrico:


Imagem 1 - Sistema Geocêntrico
Fonte: Astronomo

Entre os séculos XVI e XVII houve a revolução científica que foi marcada pelo "abandono" da visão aristotélica e "adoção" de uma ciência moderna baseada em linguagem matemática. O início dessa revolução aconteceu, basicamente com Nicolau Copérnico (1473-1543) e seu ápice aconteceu com o lançamento da obra do Inglês Isaac Newton (1643-1727) sobre as leis do movimento e da gravitação universal.  Copérnico propõe a hipótese de que as estrelas fixas são referenciais fixos do movimento planetário, ou seja os planetas giram em torno desses corpos fixos. Vejamos então um esboço do modelo heliocêntrico:

Imagem 2 - Sistema Heliocêntrico


Apesar de questionar o modelo de Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.), Copérnico esteve retido às concepções aristotélicas. Antes de Copérnico, outro nome havia proposto o sistema heliocêntrico, Aristarco de Samos (310 a.C. - 250 a.C). Outro nome que defendeu a ideia de um sistema heliocêntrico foi Galileu Galilei (1564 - 1642) que pode contar com instrumentos por ele desenvolvidos para realizar observações. Em suas observações Galileu pode encontrar fortes evidências de que o modelo copernicano estava correto. No entanto, o modelo proposto por Copérnico continha falhas e não incluía demais estrelas (além do Sol) e propunha que as trajetórias dos planetas ao redor do Sol eram circulares.
Um astrônomo dinamarquês chamado Tycho Brahe (1546 - 1601) realizou observações e forneceu os dados obtidos a seu assistente Johannes Kepler (1571 - 1630), que conseguiu deduzir empiricamente três leis que explicam satisfatoriamente o movimento dos planetas em torno do Sol. A primeira lei proposta por Kepler em 1609 tratava das órbitas elípticas dos planetas, a segunda, também proposta em 1609, referia-se às áreas varridas pelo raio vetor e a terceira, proposta em 1618, tratava dos períodos orbitais.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ASTRONOMO. Visão geocêntrica e antropocêntrica. Disponível em: <http://www.astronoo.com/pt/artigos/visao-egocentrica.html>. Acesso em: 12 abr 2017.

DAMASIO, Felipe. O início da revolução científica: questões acerca de Copérnico e os epiciclos, Kepler e as órbitas elípticas. Artigo da Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 3. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbef/v33n3/20.pdf>. Acesso em: 16 mar 2016.

O próximo texto será um paralelo à este e após os dois textos disponibilizarei uma atividade que possa ser aplicada baseada nos textos.

2 comentários:

  1. Parabéns Claudson, seu blog ficou show. Muito orgulhosa de você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Ruth, em breve farei novas postagens!

      Excluir