terça-feira, 17 de abril de 2018

Energia Cinética


            Energia cinética é a energia dos corpos em movimento. Para entendermos a Energia Cinética, vejamos as seguintes afirmações:
·         Todo corpo, que tem matéria, possui uma massa;
·         Se o corpo está em movimento ele possui uma velocidade.
            Então, para calcular a energia cinética (a energia associada aos corpos em movimento), precisamos da massa e da velocidade do objeto. Dessa forma, há uma proporcionalidade entre Energia Cinética, Massa e Velocidade. Para efeito de cálculos, temos que:
                                            (01)
            Assim, podemos observar as relações na proporcionalidade entre as grandezas utilizadas e, assim como GEWANDSZNAJDER (2015, p. 161) cita, “quanto maior a velocidade de um carro, maior será o dano se ele se chocar com outro. A destruição também pode ser influenciada pela massa do veículo: Uma batida contra um caminhão é muito pior que contra um carro, se ambos estiverem na mesma velocidade”. Assim, indicamos que, em caso de curiosidade, assista aos vídeos de crash test que as montadoras têm que submeter seus veículos.

Vídeo 01 - Crash test de carros


Exemplo de como calcular a Energia Cinética:
Suponha que um veículo com massa de 100 Kg está a uma velocidade de apenas 1 m/s, qual a Energia Cinética associada à este veículo?
Resolução: Sabendo que m = 100 Kg e v = 1 m/s e utilizando a equação 01, temos:


    Agora, aumente a velocidade do veículo para 10 m/s e depois para 20 m/s. Depois faça a análise dos resultados. Qual sua interpretação desses resultados? Veja se a Energia Cinética aumenta quadraticamente com a velocidade do veículo.


Referência Bibliográfica

GEWANDSZNAJDER, Fernando. Trabalho, energia e máquinas simples. In: Ciências: matéria e energia. Projeto Teláris, 9º ano. São Paulo: Ática, 2015. ed. 2. cap. 11.


Nenhum comentário:

Postar um comentário