quinta-feira, 6 de abril de 2017

Unidades derivadas

    Unidade derivada é uma unidade cuja grandeza é composta por mais de uma grandeza, vamos descomplicar?
     Vejamos uma grandeza cuja qual sua unidade é composta por duas unidades de grandezas distintas, por exemplo, a velocidade. A velocidade pode ser expressa em milhas por hora, milhas por segundo, quilômetros por hora, metros por segundo. Outros exemplos de grandezas que possui unidades derivadas são a aceleração, a força-peso, dentre outras grandezas que veremos conforme formos avançando o conteúdo.

Símbolos das unidades derivadas

       Vimos que a velocidade pode ser expressa em milhas por hora então para representar essas unidades em símbolo apenas fazemos a junção dos símbolos de cada unidade envolvida, então sabemos que milha é representado por "mi" e que hora é representada por "h" então temos "mi/h".
        Se quisermos, por exemplo, representar a velocidade em metros por segundo, procedemos da mesma forma. Primeiro lembramos que o símbolo de metro é "m" e o símbolo de segundo é "s" então metro por segundo é "m/s" e, assim temos várias unidades de velocidade tais como quilômetro por hora (km/h), quilômetro por segundo (km/s), metro por hora (m/h) entre outras, mas como iremos adotar ao Sistema Internacional de Unidades, então vamos adotar a representação simbólica de velocidade por metro por segundo (m/s) uma vez que a unidade padrão de comprimento é metro e a unidade padrão de tempo é segundo (de acordo com o SI).
     
Sistema Internacional de Unidades
    Devido ao fato de que existiam, no mundo, diferentes unidades das grandezas físicas e havia dificuldades de interlocução acerca de mercadorias e do próprio conhecimento científico, surgiu um acordo entre vários países para formar o Sistema Internacional de Unidades (ou SI). Como foi dito, o SI é um acordo de padronização das medidas em vários países do mundo e poucos países não adotam o SI, dentre eles os Estados Unidos.
    Vejamos então a relação de padronização proposta pelo SI.

Tabela 1 - Algumas grandezas e unidades do SI
Fonte: SILVA

     Um exemplo claro de unidades derivadas já foi visto, a velocidade, mas e na prática isso tem alguma diferença?
     Bom, vejamos então um exemplo prático de que isso faz sim diferença!
    Nos Estados Unidos a medida padrão de velocidade é a milha por hora (mi/h) então os carros fabricados para rodar nos Estados Unidos tem velocímetro com estas unidades, assim como as placas nas ruas indicam o limite de velocidade em mi/h (ou MPH que significa a mesma coisa que mi/h).
     Se condutor de um carro brasileiro (que marca a velocidade em km/h) rodar nas ruas dos Estados Unidos (que sinaliza a velocidade em mi/h ou MPH) ele deve prestar atenção na conversão de unidades para que não sofra multas.

Figura 1 - Velocímetro de carros norte-americanos:

Figura 2 - Velocímetro de um carro brasileiro (Wolksvagen Gol G2 ou G3)

Figura 3 - Velocímetros de carros modernos
 

     Note que, nos velocímetros de carros modernos há duas unidades distintas de velocidade e seus respectivos símbolos. Então, se uma pessoa estivesse correndo a 70 MPH em rua brasileira, ele estaria na verdade em quase 120 km/h, ou seja, se houvesse uma placa indicando que a velocidade máxima no local seria de 80 km/h certamente esse condutor iria ser multado por excesso de velocidade, pois não prestou atenção no símbolo da unidade utilizada na placa.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SILVA, Domiciano Correa Marques da. Sistema Internacional de UnidadesBrasil Escola. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/sistema-internacional-unidades-si.htm>. Acesso em: 05 abr 2017.

OLIVEIRA, Anderson Pereira De; OLIVEIRA, Rodnei De Paula; CANEIRO JUNIOR, Julio Cesar. Descrição padrão das unidades de medidas. (artigo). Disponível em: <http://www.aedb.br/wp-content/uploads/2015/04/19124.pdf>. Acesso em: 05 abr 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário