Sobre o autor


Claudson Eduardo Araújo Barbosa Barros


Última atualização do currículo: 10/07/2025

Atual: Professor na Escola de Referência em Ensino Médio Gil Rodrigues - Vertentes - PE.

Identificação:

          Nome: Claudson Eduardo Araújo Barbosa Barros
          Nas referências bibliográficas: BARROS, C. E. A. B.

Formação acadêmica/titulação:

          2021:           Licenciatura em Matemática
                              Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

          2020-2023: Mestre em Ensino de Física
                              Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

          2013-2018:  Licenciatura em Física
                              Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

          2013-2014: Curso técnico em eletrônica
                              Escola Técnica Redentorista, ETER, Brasil.

          2012-2013: Curso técnico em informática
                             Escola Técnica Redentorista, ETER, Brasil.

          2003-2009: Ensino Fundamental e Médio
                             Escola Estadual Francisca Martiniano da Rocha, EEFMR, Brasil.

Formação Complementar:

           2016-2018: Extensão universitária em Inglês 
                               Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil

            2018-2019: Extensão universitária em Espanhol
                               Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil

Idiomas:

          Português: Compreende bem;
                            Fala bem;
                            Lê bem;
                            Escreve bem.

          Inglês:       Compreende razoavelmente;
                            Fala razoavelmente;
                            Lê bem;
                            Escreve razoavelmente.

Produções:

Criador e responsável pela administração da página “Nos calcanhares da Física” em que há diversos materiais e conteúdos publicados.

BARROS, C. E. A. B. Subsídios para o ensino de Física na perspectiva inclusiva dos deficientes visuais. 2023. Disponível em: DOI:10.34117/bjdv9n5-018. Acesso em: 10 jul 2025.

BARROS, C. E. A. B. Concepção dos professores de Física sobre o paradoxo de EPR: Implicações na formação de professores. 2023. Disponível em: https://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4353?mode=full. Acesso em: 10 jul 2025.

BARROS, C. E. A. B; MELO, R. B. F. Saberes didáticos para um ensino de física inclusivo e inovador com os deficientes visuais. In: LUIZ, M. R et al. III Encontro de Educação, Ciência e Tecnologia: inovação científica ao alcance de todos. Campina Grande: Eduepb. vol. 1. p. 97-101. 2020. Disponível em: https://eduepb.uepb.edu.br/e-books. Acesso em: 03 abr 2023.

ALCANTARA, J. S. et al. O estudo do funcionamento da visão humana: uma análise dos livros didáticos de física. Curitiba: Brazilian Journal of Development. v. 6. n. 7. Jul. 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14286. Acesso em: 03 abr 2023.

   Trabalhos técnicos:

          1. BARROS, C.E.A.B. Human Tracking. 2014.
          2. BARROS, C.E.A.B. Lighting Control. 2013.
          3. BARROS, C.E.A.B. Carro elétrico autossustentável. 2012.
          4. BARROS, C.E.A.B. Tênis gerador de energia elétrica. 2012.
          5. BARROS, C.E.A.B. Sistema Lottery Predictor - WebDev. 2023.
        

   Publicações em eventos:

          1. I CEEPI. Propostas pedagógicas para o ensino de Física: a interação com os aprendizes na busca pelo conhecimento científico. 2016. (congresso).
          2. I CEEPI. A interação professor-aluno na perspectiva de inserção do aluno. 2016. (co-autor)(congresso).
          3. II CINTEDI. Uma proposta pedagógica de ensino de Física na perspectiva inclusiva do aprendiz deficiente visual. 2016. (congresso).
          4. II CONAPESC. O ensino de Física e a perspectiva inclusiva dos aprendizes com deficiência visual. 2016. (congresso).
          5. III ENECT. Saberes didáticos para um ensino inclusivo e inovador com os deficientes visuais. 2018. (congresso).
          6. ALCANTARA, J. S. et al. O estudo do funcionamento da visão humana: uma análise dos livros didáticos de física. Curitiba: Brazilian Journal of Development. v. 6. n. 7. Jul. 2020. Acesso em: 03 abr 2023. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14286
        7. Apresentação do seminário: A construção do conceito de inércia utilizando o diálogo dos personagens Salviani e Salviati de Galileu Galilei. 2022
         8. Apresentação do seminário: Subsídios para a abordagem do conceito de volume com o aplicativo Sólidos RA. 2022
         9. Apresentação do seminário: Discurso do sujeito coletivo: uma possibilidade metodológica nas pesquisas quali e quali-quanti. 2022

CONTATO OFICIAL:
          E-mail: claudsoneduardo@hotmail.com

Um comentário: