sexta-feira, 5 de maio de 2017

Matemática: Promovendo a inclusão de deficientes visuais - Cálculos com um soroban

      Dando seguimento à série "Matemática: Promovendo a inclusão de deficientes visuais" está é a última postagem e iremos ver como realizar simples contas utilizando o soroban.

Representando os números no soroban

      Vejamos abaixo a forma de representação dos números de 0 a 9.

      No vídeo abaixo, veja a explicação de como proceder para registrar números maiores:

Vídeo 1 - Registrar números no soroban
Fonte: YouTube - Orion Concursos

      Estamos optando por vídeos e imagens porque o soroban é algo que exige prática, logo não deve ficar apenas em leituras. Vejamos, a seguir como proceder para realizar as quatro operações básicas no soroban.

      Para deficientes visuais, a forma mais eficiente de realizar contas é registrando ambos os números que se deseja operar, para essa finalidade, indicamos o vídeo explicativo abaixo que mostra como realizar adição e subtração após ter registrado os números.

Vídeo 2 - Adição e subtração registrando os números

      A outra forma de realizar contas é da forma direta, sem registrar os números. Para essa finalidade também separamos alguns materiais, vejamos.


Adição

Para fazer a adição, veja abaixo o vídeo sobre adição com tabela completiva. Assim, as somas de números maiores ficará mais simples de ser efetuada.

Vídeo 3 - Explicação da tabela completiva da adição

Vídeo 4 - Adição usando a tabela completiva


Subtração

      Para fazer a subtração, veja abaixo o vídeo sobre subtração com tabela completiva. Assim, a subtração de números maiores ficará mais simples de ser efetuada.

Vídeo 5 - Explicação da tabela completiva da subtração


Vídeo 6 - Subtração

      É importante deixar claro que é possível realizar outras operações com o soroban, mas nos limitamos a mostrar somente a adição e subtração por entender que a grande procura que se tem em relação à esse instrumento é de pessoas iniciantes e, por isso, resolvemos abordar o básico.
      Essa série de três publicações dedicadas ao soroban se deve ao fato de que a matemática é  uma ferramenta indispensável da física e não podemos deixar de dar o suporte básico para os deficientes visuais. Lembro também que o soroban é uma ferramenta muito utilizada no mundo todo, há até mesmo competições mundiais de cálculos com esta ferramenta.
      Deseja saber como realizar mais operações no soroban? Acesse o manual disponibilizado pelo MEC aqui e bons estudos!

Quer ver a matéria anterior? Clique aqui!